Esqueça o fator imutável que costuma ser relacionado aos genes. Segundo cientistas das universidades McMaster e McGrill, ambas do Canadá, fazer dieta pode alterar o efeito de uma região chamada 9p21, localizada no cromossomo 9 – essa variante genética, sugerem recentes pesquisas, está associada a um aumento no risco de sucumbir a doenças cardiovasculares.
A descoberta aconteceu quando os cientistas avaliaram dois estudos populacionais com um total de aproximadamente 27 mil indivíduos de diferentes etnias. Aí, eles perceberam que um cardápio munido de frutas e vegetais modificou o comportamento do 9p21, amenizando a predisposição para sofrer um infarto, por exemplo.
“Entretanto, pouco se sabe sobre o motivo que faz a dieta interferir nas doenças cardíacas. Nosso estudo talvez possa lançar luz sobre esse mecanismo e também sobre a influência do 9p21 na saúde do coração”, comenta Jamie Engert, um dos autores do trabalho.
Notícias Relacionadas:
0 comentários:
Postar um comentário